A Gruta da Lapinha é o patrimônio histórico-cultural mais representativo de Lagoa Santa, no caminho para a Serra do Cipó. É uma atração turística á 48KM da praça sete, em Belo Horizonte, e possui linha de ônibus diariamente. A gruta está localizada no Parque Nacional do Sumidouro, que é uma das grandes belezas naturais de Minas Gerais, composta por uma excelente estrutura, com museu arqueológico, área receptiva de turista, café e lojas de conveniência, além de guias especializados. É protegida pela APA Carste de Lagoa Santa, e recebe cerca de 20 mil visitantes por ano.
Surgida á partir de rochas calcárias formadas pelos restos marinhos do fundo do mar raso da bacia do Rio das Velhas; através de restos acumulados em camadas superpostas e trabalhadas pela erosão das correntes marítimas e aéreas.
Chama a atenção com seus 511 metros de extensão e 40 metros de profundidade, possui diversos salões, todos artificialmente iluminados, e com incríveis ornamentações formadas de calcitas cristalizadas, á exemplo das vistosas estalactites, estalagmites e colunas. Em um passeio de 40 minutos, os guias explicam as diversas formações calcárias, interagindo e conscientizando quanto á complexidade e riqueza deste monumento natural.
A Gruta da Lapinha tem acesso pelo KM 44 da MG 010 para Serra do Cipó e funciona diariamente de 8:30hs ás 16:30hs.