Considerada a maior cachoeira do estado de Minas Gerais, e a terceira maior do Brasil, a Cachoeira do Tabuleiro, localiza-se no distrito de mesmo nome do Munícipio de Conceição do Mato Dentro, á poucos KM do distrito de Serra do Cipó. Com seus 273 metros de queda livre cercado por um monumental paredão rochoso com tons avermelhados, é a mais imponente de todo espinhaço, e já ganhou muitos méritos.
A Cachoeira do Tabuleiro é uma das maravilhas que a Serra do Cipó oferece, e foi considerada, pelo Guia Quatro Rodas, como a melhor cachoeira para visitação de turistas além de uma das mais belas paisagens do Brasil.
Em sua parte alta existem várias quedas e poços para banho, e na parte de baixo há um grande poço ladeado por enormes blocos de pedras (é preciso ter cuidado ao nadar). O volume da água varia de acordo com as estações da chuva, formando poços de até 18 metros de profundidade. A temperatura de suas águas, é sempre abaixo de 20ºC, pois há uma corrente de vento constante e a incidência de raios solares é baixa.
A cachoeira está situada no coração do Parque Natural Municipal do Ribeirão do Campo, que protege cerca de 3.150 hectares de áreas de desenvolvimentos de raros ecossistemas que compõem a cadeia do Espinhaço, além das coleções hídricas da região, inclusive todas as nascentes formadoras do Ribeirão Campo.
A caminhada para a base tem 3,6 KM (cerca de 1h30), desde a portaria do parque e atravessa campos rupestres com orquídeas e sempre-vivas. O trecho final, é a parte mais difícil, feito no leito do rio, sobre as pedras, mas é recompensado com uma vista singular e uma refrescante piscina natural.
![]() |